Cel Av João Jorge Bertoldo GLASER
Subcomandante da AFA

SUBCOMANDO

Ao Subcomandante competem os seguintes encargos: dirigir, coordenar e controlar as atividades dos órgãos subordinados; auxiliar o Comandante nas tarefas de coordenação e controle dos órgãos da AFA; zelar pela disciplina da tropa, exceto a do Corpo de Cadetes; regular e supervisionar a instrução de Educação Física para a tropa, incluindo o CCAer; estar a par dos assuntos pertinentes ao Comando, mantendo-se em condições de substituir o Comandante a tempo; tratar dos assuntos ligados ao Cerimonial Militar e coordenar todos os assuntos ligados à Administração.

O Subcomandante dispõe do Adjunto e dos órgãos subordinados para assessorá-lo no desempenho de sua função.

A SPD assessora o Subcomandante na área de Processamento Eletrônico de Dados; a SEF estimula e incentiva a prática de Educação Física e de desportos em todo âmbito da Guarnição; a SIJ tem a competência de tratar dos assuntos relativos às Investigações, Sindicâncias, Conselhos de Justificação ou de Disciplina, Processo Administrativo e Inquéritos ou Processos da competência da Justiça Militar ou Comum.



DIVISÃO DE APOIO

A Divisão de Apoio (DA) é o órgão que cuida dos assuntos relativos a pessoal, finanças, material e serviços necessários ao funcionamento da Academia. Subordinando-se diretamente ao Comandante da AFA, possui quatro Subdivisões: a de Pessoal, a de Intendência, a de Saúde e a de Material Aeronáutico.

Cel Av Gilberto de Alencar PACHECO
Chefe da Divisão de Apoio



Ten Cel Av Carlos Luiz LORENZETTI
Chefe da Divisão de Infra-Estrutura

DIVISÃO DE INFRA-ESTRUTURA

Esta Divisão originou-se da extinção da Comissão de Estudos e Construção da Academia da Força Aérea - CECAFA -, ocorrida em agosto de 86 e absorveu as incumbências daquela Comissão, além de incorporar as atribuições da também desativada Subdivisão de Infra-Estrutura, até então subordinada à Divisão de Apoio.

Devido às peculiaridades da Guarnição, a DIE encarrega-se das construções prescritas no Piano Diretor, da manutenção de toda superestrutura da AFA, da infra-estrutura da Guarnição, da exploração dos recursos naturais, da preservação do meio-ambiente, limpeza, reflorestamento, paisagismo e dos transportes de superfície, através dos trabalhos das duas subdivisões a ela subordinadas: a de Engenharia e a de Manutenção.



DIVISÃO DE ENSINO

À Divisão de Ensino (DE) cabe a administração de todo o ensino proporcionado aos cadetes, bem como a formação de instrutores e a manutenção de adestramento de pessoal aeronavegante, Para tal, a DE está assim dividida:

* Chefia
* Subdivisão de Instrução de Vôo (SIV)
* Subdivisão de Planejamento (SPL)
* Subdivisão de Avaliação (SAV)
* Subdivisão de Instrução (SIN)

Cel Av Adjanir Matthiesen Queiroz
Chefe da Divisão de Ensino

A chefia da D.E, é exercida por um Coronel-Aviador, cuja função é dirigir e controlar as atividades voltadas para o ensino, bem como promover a sua coordenação e fiscalização, Diretamente subordinada à Chefia está cada uma das Subdivisões, comandadas por tenentes-coronéis e cujas finalidades são descritas a seguir.

A SIV tem por objetivo ministrar a Instrução Aérea, incluindo o treinamento simulado "LINK TRAINER" correspondente, bem como a instrução técnico-especializada, relacionado com o equipamento aéreo empregado, É responsável, ainda, pela padronização e adestramento de instrutores e por toda a atividade aérea não relacionada com a instrução. Diretamente subordinados à SIV, estão o l° Esquadrão de Instrução Aérea (l° EIA), responsável pela instrução avançada em aeronave T-27 Tucano, e o 2° Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA), responsável pela instrução primária em aeronaves T-25 Universal.

A SPL planeja e coordena as atividades de ensino na AFA, através da Seção de Estudos e da Seção de Controle. Seu trabalho visa a aprimorar e a aperfeiçoar o ensino, de forma que acompanhe a evolução da pedagogia e da didática modernas, de acordo com as necessidades da Academia na área.

A SAV é responsável pela avaliação do aproveitamento dos cadetes, pela apreciação do desempenho dos professores, instrutores e monitores e pela verificação da objetividade dos cursos do currículo acadêmico. Para isso, conta com uma seção de Análise e Pesquisa e uma seção de Acompanhamento Escolar.

A SIN ministra a instrução científica e a técnico-especializada e responsabiliza-se pela obtenção e fornecimento do material de ensino necessário à instrução. Possui seções distintas para o trato dos assuntos ligados à instrução de aviação, de intendência e infantaria, ou do Ensino Científico ministrado e coordenado pelo corpo docente, que a assessora nos assuntos relativos à instrução não especializada dos Cadetes.



|

Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Pua | www.davi.ws | ITA 96
Última atualização: novembro de 2008

Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br