CADETE TODESCO



Quando chegamos à Academia, deparamos, nos primeiros dias, com um cadete diferente dos outros: usava uma ombreira mais dourada, uma barretinha com três símbolos no peito e mostrava-se sempre muito interessado em nós que, na maioria, só conhecíamos a AFA pelo folheto do Concurso de Admissão.

No decorrer das primeiras semanas, percebemos que esse cadete, com um nome difícil de guardar - Todesco - iria participar da nossa vida muito mais do que poderíamos imaginar. Onde quer que os "candidatos" estivessem, lá estava ele, coordenando, comandando ou transmitindo entusiasmo, vibração e espírito profissional. Percebemos também que, para ele, a expressão "Líder de Esquadrão" era muito mais que uma função: era uma fase da vida a que ele se entregara de "corpo e alma" e que soube desempenhar como ninguém.

As atividades de rotina foram acontecendo: IBM, início das aulas, pára-quedismo, treinamento para o espadim, etc. e, em todas elas, temos marcada em nossa memória a participação do Cad. Todesco. Com o tempo, aprendemos cada vez mais a confiar nele, admirá-lo e respeitá-lo; ficamos amigos desse jovem que se tornou um exemplo para a Turma Águia.

O primeiro ano acabou, o segundo também e, no terceiro, a turma voltou a ter contato com o Ten. Av. Todesco, instrutor de vôo, sempre pronto a auxiliar qualquer integrante da Turma Águia, fosse ele aviador, intendente ou infante. Mais uma vez nos surpreendemos com sua dedicação para com a turma no chão, na nacele de um T-25 ou no posto traseiro de um T-27.

Cadete Todesco! Desculpe-me se lhe rebaixo o posto, falo de cadete para cadete, pois foi nessa fase que tivemos o maior contato, corremos, marchamos, nos ralamos e até voamos em uma máquina de um milhão de dólares. Disso tudo ficou a amizade entre os componentes da Turma Águia e aquele que certa vez disse: "Querer é o poder arquipotente, decisão firmada na mente; fraco é o que fraco se imagina, forte o que ao alto se destina".

Até Breve!

Turma Águia



|


Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Pua | www.davi.ws | ITA 96
Última atualização: novembro de 2008

Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br