Barbacena



          Cidade situada na Serra da Mantiqueira, no centro da região ferrífera, a mil cento e quinze (1.115) metros de altitude, Barbacena tem sua economia baseada na indústria (têxteis e laticínios) e na agropecuária (milho, feijão, arroz, café, bovinos).
          O povoado surgiu no local em que Garcia Rodrigues Pais, filho de Fernão Pais, estabeleceu a Fazenda da Borda do Campo (1698), em torno da qual se criou, em 1725, a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade. Vila em 1791, somente foi elevada a cidade em 1840.
          Barbacena, Cidade das Flores, nos acolheu durante os três longos anos que aqui vivemos. Aprendemos a amá-la e isso nos fez perder um pouco da angústia do afastamento de nossos lares.
          Nos finais-de-semana sempre arrumávamas programas. Reuníamos os amigos e almoçávamas em restaurantes como o Gino's e o Labareda, para fugir um pouco do rancho. Nas horas de paquera o Meia-lua e a Sovon's eram os lugares onde iniciávamos as conquistas.
          Pelas manhãs íamos à Praça dos Andradas para pensar e refletir sobre nós mesmos ou, ainda, a Praça do Globo para observar os pintores que lá apareciam.
          Gostávamos de assistir à Exposição Agropecuária ou ao Jubileu que, em certas épocas do ano, traziam muitas pessoas de São João Del Rey, Juiz de Fora e até mesmo de Belo Horizonte.
          E com tristeza que agora nos despedimos dessa cidade que tanto nos proporcionou. Adeus Barbacena.



|

Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Pua | www.davi.ws | ITA 96
Última atualização: novembro de 2008

Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br