Histórico e Missão da EPCAR

     A EPCAR foi criada através do Decreto nº 26.514, de 28 de março de 1949, pelo Exmo. Sr. General de Exército Eurico Gaspar Dutra, Presidente da República, sendo na época Ministro da Aeronáutica o Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro Armando Trompowski de Almeida.

     A nova instituição foi denominada Curso Preparatório de Cadetes do Ar, iniciando suas atividades, provisoriamente, na Escola de Aviação (Campo dos Afonsos), no dia 28 de abril de 1949, com 201 alunos.

     A 29 de julho chegou a Barbacena a primeira turma de alunos do Curso Preparatório e a 2 de agosto o Curso passou a funcionar normalmente; contudo, em 1950, parte do Curso Preparatório funcionou nas futuras instalações da Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP), para permitir a construção de amplas edificações e modernizações do prédio que outrora fora ocupado pelo Colégio Abílio do Barão de Macúbas, pelo Ginásio Mineiro e posteriormente pelo Colégio Militar de Barbacena.

     A 21 de maio de 1950 foi promulgada a Lei nº 1.105, que transformou o Curso Preparatório em ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR, cujo Comando, a partir de 1956, passou a ser de Brigadeiro do Ar.

     A EPCAR é uma Organização Militar de Ensino de 2º grau do Ministério da Aeronáutica, subordinada diretamente ao Comando Geral do Pessoal (COMGEP), que tem por missão preparar moral, física e intelectualmente os adolescentes que aspiram a ingressar na Academia da Força Aérea (Pirassununga-SP). Por seus bancos escolares já passaram mais de 9.800 alunos, selecionados entre aproximadamente 100.000 candidatos. Cerca de 2/3 dos atuais Oficiais Aviadores, de 2º Tenentes a Coronéis, são oriundos da EPCAR

     Fiel à sua destinação, a EPCAR procura dosar as informações dadas ao aluno, visando balancear a atividade humanística com a científico-tecnológica, em benefício da formação completa do futuro Oficial da Força Aérea Brasileira.



|

Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Pua | www.davi.ws | ITA 96
Última atualização: novembro de 2008

Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br