Lima Mendes



JURAMENTO DOS ATLETAS:
"Juramos que nos apresentaremos na Competição Desportiva do Troféu Ten. Lima Mendes como concorrentes leais, respeitando os regulamentos e desejosos de participar com espírito cavalheiresco para o bem de nossos esquadrões e para a glória dos desportos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar".


          Pedro Lima Mendes, alegre, irritado, de nariz afiado e de grande destaque, foi a figura que inspirou o famoso avestruz do "Senta a Pua".
          O 2º Ten. do 1º/1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, que combateu nos céus da Itália durante a II Guerra Mundial, era componente da esquadrilha azul. Pilotando um P-47, apelidado por ele de "Rompe-Mato", atuou também como fotógrafo, nas 95 missões que realizou, nas quais não foi uma só vez atingido pelas anti-aéreas.
          "Limatão" morreu em 1947 num choque entre dois P-47 em manobras aéreas na Base de Santa Cruz, onde uma de suas invenções - o mecanismo de desprendimento do canopi - falhou.
          E foi em sua homenagem que instituiu-se a 21 de maio de 1951 o Troféu Ten. Lima Mendes na disputa anual entre os esquadrões, que já se fazia desde 1949, com o objetivo de selecionar os atletas que representam a Escola nas competições com outros estabelecimentos.
          A Competição Desportiva do Troféu Ten. Lima Mendes é, sem dúvida, o mais movimentado acontecimento do 1º semestre do ano letivo, no que se relaciona aos Esquadrões. Desde o início curricular do ano as equipes treinam, visando a semana dos jogos.
          O Troféu Ten. Lima Mendes é disputado nas seguintes modalidades: Natação, Atletismo, Basquetebol, Cross-Country, Judô, Voleibol, Futebol, Tiro e Triatlo.
          As disputas são nos moldes das Confederações Brasileiras de cada modalidade sendo que o Triatlo é regido pelas normas da CDA (Comissão Desportiva da Aeronaútica). Merece este último especial atenção, por se constituir um esporte novo entre os Esquadrões (instituído neste ano de 1983 em caráter experimental).
          As provas que compõem o Triatlo são: Natação (50m livres), lançamento de granada (alcance) e corrida do campo (4.000m).
          O bom desempenho dos atletas mostrou que o Triatlo poderá ser inserido nas programações futuras do Troféu Ten. Lima Mendes.



|

Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Pua | www.davi.ws | ITA 96
Última atualização: novembro de 2008

Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br